Remarcada três vezes a exposição “Preto e Branco: uma estética da fotografia” está finalmente aberta

Postado por AP  |  24/02/2021

Amantes das famosas fotografias pb, finalmente podem conferir o que o Grand Palais em Paris preparou desde abril 2020, mas até então não pôde mostrar. Por questões sanitárias, as fotos só estão acessíveis em visita imversiva virtual, alta definição, 360 graus online.

 

Sendo assim, podemos ficar cara a cara com obras primas da coleção fotográfica da Biblioteca Nacional da França que foram escolhidas especialmente para essa ocasião. São mais de 300 fotos - das quais 33 com explicações de áudio - feitas entre 1852 até 2020 por 200 fotógrafos de 30 nacionalidades. Entre eles nomes como Nadar, Man Ray, Ansel Adams, Willy Ronis, Helmut Newton, Diane Arbus, Mario Giacomelli estão reunidos nas paredes da galeria sudeste do Grand Palais até junho de 2021.

 

« Le Petit Parisien »  ©RMN Willy Ronis

 

Uma curiosidade. Emile Zola (1840-1902) o escritor também foi fotógrafo. Cultivou o hobby de 1894 até sua morte. Na exposição podemos ver retrato dos seus filhos Denise e Jacques.

 

Técnica pb

Mais do que uma técnica, o preto e branco é classificado como arte atemporal. Na evolução histórica ao longo do século 19 até hoje vemos nuances progressivamente mais sofisticadas que dão crédito à técnica. A partir dos anos 70 a foto colorida se populariza e o preto e branco segue como uma forma de expressão estética com ênfase no grafismo e na matéria.

 


Fizemos a visita no escritório. Você pode fazer de casa. Chaussure de Helmut Newton.

 

Clique aqui para ver a apresentação por Sylvie Aubenas (diretora do departamento de Estampas da BnF)

 

Serviço:

Noir & Blanc : une esthétique de la photographie

Visita virtual aberta até dia 18 de junho de 2021

Ingresso virtual: www.grandpalais.fr

Link individual válido por uma semana de quarta-feira a terça-feira seguinte

4€ visita autônoma com áudioguia

8€ visita guiada ao vivo com um conferencista do Grand Palais (em horário e dia pré-definidos com possibilidade de fazer perguntas no fim da apresentação)

 

Se precisar da assistência da Brasil Europa, escreva-nos: info@brasil-europa.com


Posts recentes
Flanar por Paris vendo e sentindo as flores
06/05/2021
Todos os nossos serviços
24/11/2019
Por período
© 2021. Brasil Europa.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Social One
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR