Allan Kardec em Paris

Postado por AP  |  28/10/2020

Reza a lenda de que se você encostar no busto e fizer um pedido ele se realiza. Esse “mito urbano” em Paris é mais conhecido do que o personagem em si.

Sim, Léon Denizard Rivail - ou Allan Kardec - é francês natural de Lyon e está enterrado na capital francesa. Junto com sua esposa Amélie Boudet. No maior e mais antigo cemitério da cidade. O Père Lachaise. Onde tem seu busto com a frase “Naître, mourir, renaître encore. Et progresser sans cesse. Telle est la loi”.  Nascer, morrer, renascer novamente. Evoluir sem cessar. Essa é a lei. (Tradução livre).

 

Três milhões de visitantes por ano

Ao longo dos anos, a maioria dos que visita o pai do espiritismo é brasileira. Os outros, sobretudo em ano de fronteiras fechadas, são franceses. Desconhecem o termo espiritismo e o nome de Kardec. Mas vêm para fazer um pedido. E, para agradecer, após realização, trazem flores. Como uma promessa. Do milhão das pessoas enterradas aqui, Allan é quem tem o túmulo mais florido.

E, diga-se de passagem, 250  celebridades internacionais (e nacionais!) repousam no Père Lachaise. Jim Morrison, Edith Piaf, Honoré de Balzac, Maria Callas, Oscar Wilde, Marcel Proust, Georges Bizet. Com isso, é tido como o cemitério mais visitado do mundo. Muita gente se aventura em fazer um tour prestando homenagem e visitando seus ídolos. No alto da colina na parte nordeste da cidade – no 20° arrondissement – o cemitério é um oásis de verde e silêncio na capital entrecortado pelo diálogo dos corvos e outros pássaros.

Desde sempre viajantes americanos e brasileiros me perguntam como chegar até o Père Lachaise. Indico e dou as dicas. Mas nunca tive a curiosidade de ir. Para a semana de finados esse ano, vim conferir. Halloween não é tradição francesa, apesar do marketing e influência anglo-saxã. Mas rezar pelos mortos, sim. Aliás, o feriado na França é no primeiro de novembro. Dia de todos os santos. O dia dois, é normal.

Vamos visitar o cemitério do Père Lachaise (ou o de Montparnasse, de Montmartre ou as Catacumbas) com guia ou sozinho? Escreva-nos para todos os detalhes: info@brasil-europa.com

Posts recentes
Sete museus renovados prontos para reabrir em Paris
27/01/2021
O “carnaval” da Europa
20/06/2020
Viajar sem sair de casa
22/04/2020
130 anos de monumentos grandiosos
12/03/2020
Cinco viagens bate-volta de Paris: para curtir tranquilidade
28/02/2020
Por período
© 2021. Brasil Europa.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Social One
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR