Fotógrafo brasileiro tem foto escolhida entre 2600

Postado por AP  |  14/06/2021

O Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Sorbonne antigamente estava localizado no bairro Latino de Paris. Recentemente passou a ser sediado em um campus espaçoso e prédio moderno no limite norte da capital. Logo após a chegada da equipe nele, nasceu a ideia de fazer um concurso de fotos. Além de promover laços culturais, o objetivo também seria trazer cores para as paredes brancas do novo espaço. Mas foi muito além: “esse concurso oferece um olhar plural sobre a América Latina contemporânea”, escreveu Carolina Arantes, fotógrafa brasileira e presidente do júri.

Entrada do novo prédio do IHEAL em Aubervilliers, norte de Paris.

Independente dos confinamentos, houve adesão e "América Latina na Rua” foi realizado. De acordo com o comitê organizador, receberam 2600 fotos de fotógrafos de diferentes origens. Dessas, 126 foram pré-selecionadas. Das quais apenas 34 foram laureadas. No dia 11 de junho de 2021 houve a abertura da exposição que agora dá vida às paredes do quinto andar da faculdade. Retratos, fotos do cotidiano, coloridas ou em preto e branco feitas em Bogotá, Brasília, Havana, La Paz, Rio de Janeiro nos fazem esquecer por uns minutos que estamos na França. “Os rostos que vemos aqui estão longe do esteriótipo”, explica Capucine Boidin, diretora do Instituto, na abertura do evento.

Breve discurso do comitê organizador na abertura da exposição.

A foto “Procissão religiosa em Chichicastenango” com clique feito na Guatemala em 2017, foi selecionada. O autor, um dos nossos clientes e amigo Demétrio Jereissati. Impedido de vir do Brasil para a França pela situação sanitária, tivemos a honra de representá-lo no vernissagem. “Era um domingo de sol em Chichicastenango.  O movimento frenético de pessoas, a diversidade de coisas, as cores vivas, as manifestações religiosas com seus sons e fumaças, tudo se funde em uma sensação de êxtase contemplativo e desafio de capturar momentos únicos. Nesse contexto, a imagem feita na porta de igreja de são Tomás pode ser um fragmento dessa riqueza cultural da Guatemala”, descreve Jereissati.

“Com esse concurso quisemos personalizar esse local. Para que os estudantes e pesquisadores se sintam bem. Graças a essa exposição, conseguimos dar uma alma para esse instituto. É uma conquista”, finaliza Laurence Lucas-Mérignac, membro do comitê organizador.

Ainda não confirmado, mas é possível que haja a segunda edição do concurso. Se faz belas fotos e quer participar, acompanhe-nos para novidades ou escreva para: info@brasil-europa.com

*foto da capa por Demétrio Jereissati


Posts recentes
Esculturas de Charles Ray no Pompidou e na Bourse
16/02/2022
Road trip da França para Portugal
26/09/2021
Os bastidores da criação da alta costura entre Paris e Lyon
17/06/2021
Intercâmbio da moda e arte entre França e Brasil
05/06/2021
Bourse de Commerce: Paris ganha novo espaço de arte contemporânea, mas não é só mais um
20/05/2021
Por período
© 2024. Brasil Europa.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Social One
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR