Ver Paris pelo interior das igrejas

Postado por AP  |  12/03/2021

Com o fechamento dos museus desde o fim de outubro de 2020, temos nos sentido órfãos sem as inúmeras opções artísticas em Paris. Até fizeram meme dizendo que a Monalisa tirou férias, desceu da parede do Louvre e anda por aí.

 

Brincadeiras a parte. Para preencher o vazio cultural, parisienses têm apostado em visitas alternativas aos museus, mas não menos ricas. Apreciar igrejas, templos de culto que continuam abertos e em sua maioria gratuitamente. Um conjunto de detalhes espetaculares para admirar arquitetura, esculturas, quadros, afrescos, vitrais, órgãos musicais que fazem de cada local uma aula e mergulho na história milenar da capital.

 

Quando você vier a Paris, não se esqueça que dentro das aproximadamente 250 igrejas – (capelas, catedrais, basílicas) para citar edifícios cristãos – estão guardados tesouros de arte e patrimônio. E, além da questão da fé e recolhimento espiritual, indicamos a visita pela beleza. Foi difícil eleger, mas seguem as nossas preferidas:

 

Capela da Medalha milagrosa – a queridinha dos brasileiros

Espaço de peregrinos vindos do mundo inteiro. Acolhidos numa capela aconchegante e majestosa no coração da rive gauche. Destaque para a estátua da virgem Maria com os raios entalhada em mármore e sua coroa com nove pequenos medalhões. Além das relíquias de Santa Louise que jaz ali.

Endereço: 140 Rue du Bac, 75007 Paris


 

Sacré-Coeur – zela e guarda pela capital no seu ponto mais alto

Muito mais do que um local de culto, é um símbolo de Paris. Do alto do bairro de Montmartre (o monte dos martírios), dentro da basílica uma vigília de adoração ininterrupta se faz desde 1885. Noite e dia, fieis e religiosos se revezam nas orações. E todos podemos participar.

Endereço: 35, rue du Chevalier de la Barre 75018


 

Sainte Étienne du Mont – da padroeira de Paris

Situada atrás do Panteão, ali estão os restos mortais de Santa Genoveva, a padroeira de Paris. Além da beleza dos seus vitrais, vale a visita pela arquitetura numa fachada entre o gótico e renascentista do século 16.

Endereço: Place Sainte-Geneviève, 75005 Paris

 

Saint-Eustache – imponência no Centro

No coração da capital com uma estrutura imponente e vasto patrimônio artístico. Entre diversos quadros e esculturas, podemos apreciar a pintura  “Os peregrinos de Emaús” obra prima de Pierre Paul Rubens.

Endereço: 2 Impasse Saint-Eustache, 75001 Paris

 

 

Saint-Germain-des-Prés – a gótica mais antiga

Considerada a igreja mais antiga de Paris. Seu edifício foi fundado em 543 d. C. . Um dos primeiros góticos da história que será modelo do estilo então recente. A igreja recém restaurada é a preferida das personalidades do bairro de mesmo nome.

Endereço: 3 Place Saint-Germain des Prés, 75006 Paris



Saint-Sulpice – para além de Hollywood

Depois do sucesso do livro e filme “O Código de da Vinci”, todo mundo corre para ver o relógio solar e meridiano lá dentro. Mas há muito mais tesouros ali. Um afresco no teto da capela dos santos anjos retrata São Miguel matando o dragão pintado por Eugéne Delacroix. Artista que teve seu ateliê e hoje museu dedicado no bairro. Além da igreja, admire também a praça, a fonte.

Endereço: 2 Rue Palatine, 75006 Paris


 

Sempre nos pedem notícias da Notre Dame de Paris. Ela está fechada ao público desde o incêndio de 15 de abril de 2019. Um trabalho delicado de reestruturação está sendo feito a partir do teto queimado. Em 2022 devem iniciar a restauração em si. A previsão da finalização e reabertura está prometida para 2025.

 

Patrimônio, Estado, Igreja

Todas as igrejas construídas em território francês até 1905 pertencem ao Estado. Portanto, são constantemente mantidas e, quando necessário, restauradas para harmonia do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. A partir de 1905 – com a separação do Estado e da Igreja (a França é um país laico) – toda igreja construída na França deve ser mantida pela própria Igreja e não mais pelo Estado.

 

 

Serviço

Algumas igrejas propõem visita guiada. Outras, apresentação de concertos e outros eventos. Se quiser mais detalhes, um bate papo online sobre qualquer assunto, serviço em Paris, arredores, Europa, escreva-nos info@brasil-europa.com

 

Texto publicado em primeira mão no blog www.caroladuarte.com



Posts recentes
Esculturas de Charles Ray no Pompidou e na Bourse
16/02/2022
Road trip da França para Portugal
26/09/2021
Os bastidores da criação da alta costura entre Paris e Lyon
17/06/2021
Fotógrafo brasileiro tem foto escolhida entre 2600
14/06/2021
Intercâmbio da moda e arte entre França e Brasil
05/06/2021
Por período
© 2024. Brasil Europa.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Social One
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR